segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fiesta GLX, o começo de um projeto.

Bom, já falei do carro, da concessionária, da decepção.

Desde cedo sempre fui aficcionado por carros. Ganhei um jipinho elétrico quando tinha uns 6 anos e fazia altas estrepulias com o bendito jipe haha.
Depois fui pro bendito autorama, comecei com aqueles famosos bolhas, depois passei a "brincar" com réplicas como os Ninco.
Adorava ir no Kart e meu sonho de muleque era ser piloto, infelizmente a condição financeira na época não contribuiu para tal.
Nunca é tarde... quem sabe um dia.

Enfim, hoje eu curso Técnico em Mecânica Automobilistica no SENAI do Ipiranga. E farei depois Eng. Mec..

Não preciso nem dizer que eu adoro mexer no carro quando tenho tempo.
Muitos não entendem porque eu fiquei com esse Fiesta mesmo depois de tantos problemas que teriam desanimado qualquer um. E outros ainda me acham maluco por eu mesmo ter desmontado grande parte do carro.

Sim, o carro depois de ter trocado o feltro melhorou, mas não ficou 100%, e lembram que não tinha encontrado nenhum ponto de infiltração no carro?
Pois bem, na primera chuva que peguei indo para o trabalho o carpete já ficou úmido. Mas e aí, será que era infiltração ou foi pelo fato de eu ligar o ar condicionado pois o vidro estava embassando?

Postei no fórum (comunidade online) do Ford HP para que os amigos foristas me ajudassem nesse problema, vai que alguem por lá já tivesse tido algum problema semelhante.
Enfim, o dreno do A/C podia estar entupido o que causaria a tal umidade no assoalho.
Testei andar com o A/C ligado por horas, dias, semanas... e nada!
Choveu denovo.... pimba, carpete MUITO molhado.
Fui lavar o carro e advinhem? Carpete molhado.

Bom, a solução agora?
Tira tudo para secar e veda a infiltração.

Sem carpete, apenas com o feltro no lugar. Da para ver claramente que o assoalho não foi limpo como prometido, pois ainda tem restos do carpete podre grudados em baixo dos pedais. Nota-se também ele molhado.

Bom, antes que comecem a pensar que meu carro foi sorteado com essa infiltração. Alguns carros da Ford sofrem desse mal, tais como:
Ford Fiesta Mk4
Ford Fiesta Mk5
Ford Ka Mk1
Ford Ka Mk2

Em relação aos Ford Ka's eu não sei dizer ao certo qual o grau infiltração e nem onde ela ocorre, mas nos Fiestas é sabido:
-Coifa que leva o chicote da cabine para o cofre do motor
-Painel do A/C
-Caixa onde fica o filtro do A/C
E mais um lugar que não me lembro ao certo.
Bom, o lugar mais comum é a tal coifa, não por culpa da ford, mas sim por instaladores de som e alarme furarem ela para passarem fio de sirene etc.

Voltemos ao carro.
Desmontei tudo, toda a parte de acabamento inferior, bancos... TUDO.

Primeiramente era necessário vedar a infiltração.
Mas de onde ela vinha?
Torneira + Mangueira, vamos testar. Joga água aqui, ali, acolá.
Vamos testar jogar água aqui:

Os 3 pontos de infiltração + criticos conhecidos são no mesmo local, onde eu circulei em vermelho. Joguei água ali e a infiltração começou, meu amigo ficou dentro do carro e falou: "joga onde você estava jogando que o fluxo de água aumenta bastante", o lugar era o painel do A/C.


Nesse vídeo não da para ver muiiiito claramente, mas é uma visão interna da infiltração, pelo reflexo da água da para ver que a quantidade de água que entrava era consideravel.

Bom, infiltração localizada, vamos vedar?
Comprei um tubo de silicone preta... li que era uma das melhores para uso veicular.

Desmontei a moldura plastica que sustenta alguns chicotes, reservátorio de expansão etc, para ter acesso ao painel do A/C.

Visão do painel do A/C e válvula do Ar quente. Da para ver um grande acumulo de sujeira.

Eu, "armado" com a pistola de silicone.

Local limpo, vamos aplicar!

Local vedado e testado com mangueira, resultado? Infiltração já era!

6 comentários:

  1. Ai! Ai!
    Neste tempo de chuva já não aguento mais enxugar o carpete do carro! E ainda por cima aguentar aquele cheiro de mofo... ninguém merece...

    Li sua postagem e vou dar uma olhada no carro... opa! mais não vou abrir tudo como vc fez rsrsr.

    Abraços,
    Lu Bernardo

    ResponderExcluir
  2. Bom, depois que eu quebrei a cabeça pra achar os locais de vazamento e isolar tudo com silicone, descobri esse post que mostra exatamente o mesmo problema que o meu tinha. Arranquei os feltros podres, lavei com água a sabão, sequei bem com soprador térmico e passei uma tinta spray branca no assoalho dos dois lados. O número do chassi estava com uma parte enferrujada, tive que passar escova de aço e pintar com spray. Enfim, depois de uns seis meses, isolei as mesmas partes do seu carro e o problema dá água foi resolvido. Ainda arranquei as borrachas do assoalho, limpei, passei silicone em volta, recoloquei e pintei por cima.
    Agora está com barulho nos forros da portas e na caixa de direção hidráulica. Tenho que resolver, pois fico louco com carro barulhento.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se tem alguem disposto a me ajudar a eliminar uma infiltracao no meu fiesta apolo260@hotmail.com aguardo contato

    ResponderExcluir
  4. oi ...que ano é o seu fiestinha?
    santos-em@hotmail.com
    eloisa.maura@terra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Pessoal, boa noite.

    Estou quebrado e imundo, pois acabei de realizar o concerto na Válvula do ar quente e na infiltração de água no meu Ford Ka 2006. Como os carros são muito similares, segui exatamente os passos que vocês fizeram no Fiesta de vocês.
    Pude constatar que o AC está funcionando normalmente, e a válvula atua quando seleciono ar quente ou AC.
    Com uma pistola de silicone, igual a que vocês usaram, eu tentei vedar qualquer fenda onde fosse possível haver infiltração. Mas conforme a descrição do post eu apliquei mais silicone na conexão das mangueiras de agua quente e AC; e na caixa do Filtro de pólem.
    Acredito que segui os passos conforme as fotos. Agora é só esperar a temporada de chuvas chegar e ver se ficou eficiente mesmo.
    Gostaria de agradecer o excelente post que me ajudou significativamente.
    Abraço,

    Tomás Víctor

    ResponderExcluir
  6. nossa amigo poderia olhar onde essas mangueiras do ar quente estao conectadas pra mim... mandar uma foto ou video
    biscoito_o@hotmail.com

    plz preciso muito os meus foram arrancados

    ResponderExcluir